A história do Seguro Dpvat
O Seguro Dpvat foi criado em 1974 pela lei federal 6.194/74. Seu principal objetivo é indenizar as vítimas de acidentes de trânsito pelas lesões corporais sofridas e também custear as despesas públicas relacionadas ao atendimento das vítimas de acidentes de trânsito.
Esse seguro é pago por todos os proprietários de veículos automotores, normalmente é pago junto com IPVA.
Pra onde vai o dinheiro arrecadado com o Seguro Dpvat
O dinheiro vai para um fundo, administrado pela Seguradora Lider. Ela é a responsável por administrar esse dinheiro. Do total arrecadado anualmente, 45% vai para o SUS, para custear as despesas de atendimento de emergência como o SAMU. Outros 5% são para custear despesas administrativas e realizar campanhas educativas. Os outros 50%, são usados para indenizar as vítimas de acidentes de trânsito.
As dificuldades encontradas na hora de dar entrada no pedido de indenização
Pode parecer simples, mas só quem tenta dar entrada no pedido de indenização, sabe das dificuldades pra receber a sua indenização. Nos Correios, que são o local indicado pra se dar entrada gratuitamente, ninguém consegue informar com exatidão os documentos necessários para cada caso. Geralmente, entregam uma lista com uma serie de documentos e a pessoa tem que correr atrás de tudo. Além disso, existem os erros humanos, informações desencontradas e muitas outra barreiras na hora de conseguir receber a indenização.
Porque procurar uma empresa especializada para te auxiliar no pedido de indenização
Uma empresa que trabalha na área, tem a possibilidade de agilizar o processo de forma que a vítima possa receber mais rapidamente a sua indenização e também garante que o valor recebido seja o valor realmente devido pela seguradora. Veja outros benefícios aqui.