Um dos requisitos para receber a indenização do Seguro Dpvat é que o beneficiário tenha uma conta bancária válida. Acontece com muita frequência, da pessoa enviar a documentação correta, o pagamento da indenização ser aprovado e simplesmente o dinheiro não cair na conta da pessoa devido a problemas na conta bancária. Isso porque, quando o assunto é conta bancária, existem algumas regras para que a mesma seja aceita para o recebimento de indenizações.
Para receber a indenização, a conta bancária tem que pertencer a própria vítima, isso para os casos de indenização de DAMS e Invalidez, no qual a vítima é maior de 16 anos.
Para casos de morte, para que o pedido de indenização não seja negado pelo motivo de conta bancária inválida, a conta ou contas, devem pertencer ao beneficiário ou beneficiários legais da vítima (herdeiros).
Tipos de contas não aceitos
- Conta Salário e/ou benefício – contas que podem conter os termos: salário, funcional, inss, bolsa família, etc.
- Conta Empresarial
- Conta Conjunta – quando o beneficiário/vítima não for o titular
- Conta Fácil – ou com limite para depósitos, como é o caso da CONTA CAIXA FÁCIL e algumas contas poupança que são abertas em casas lotéricas ou correspondentes bancários CAIXA AQUI.
Tipos de contas válidas
- Conta corrente, pode ser de qualquer banco, observando-se as contas não aceitas.
- Se for conta poupança, apenas são aceitas se forem dos seguintes bancos:
- Bradesco
- Banco do Brasil
- Caixa Econômica Federal
- Banco ITAU
- Se a vítima for menor de 16 anos, a conta precisa ser de um pai ou responsável legal pela mesma.
- Se já tiver 16 anos completos, a conta tem que ser obrigatoriamente da vítima, não podendo inclusive, ser do pai ou da mãe da mesma.